Um ponto de partida para a música popular
Posted on 29. jun, 2012 by liliana in Críticas, Livros
Não cabe a avaliação de “Clara na música popular” como romance. De enredo em verdade bem simples, o livro de Liliana Bollos se presta a outro propósito – o de esclarecer as origens do jazz, do choro, do samba, exercendo uma função claramente pedagógica.
Por questões didáticas, o texto é acessível, mas não se trata de easy reading: apresenta volume considerável de informação sobre gêneros da música popular e sua gênese. Ocorre que pela leveza de linguagem, sem excesso de jargões musicais jogados e não esclarecidos, e também pela simplicidade da trama, tudo flui sem dificuldade.
A história narrada, portanto, não tem nada de trivial. É grandiosa no sentido de que são também personagens dela: Ernesto Nazareth, Louis Armstrong, Pixinguinha, Orlando Silva, Elizeth Cardoso, Tom Jobim e tantos outros músicos citados nesse pequeno livro.
“Clara na música popular” é um ponto de partida. Desperta o interesse para que se continue a pesquisa e o aprendizado. Seu maior mérito é nem tanto de ficção, mas de guia básico aos que, como a protagonista de 17 anos, estão engatinhando no campo inexaurível da música.
Juliana Domingos de Lima
Oficina Crítica e Música Vila Mariana, 28/04/2012