Prefácio de Sonia Albano de Lima do livro Clara na música popular
Posted on 06. maio, 2013 by liliana in Críticas, Livros
PREFÁCIO
Outro destino teria a música brasileira se, há mais ou menos três décadas, ela tivesse sido ensinada nas escolas de educação básica. Um sonho que se concretizou apenas em 2008, com a promulgação da Lei n. 11.769/08. Hoje, o fato de a música fazer parte da matriz curricular da educação básica traz para a educação musical a esperança de um futuro promissor para os profissionais na área, seja na docência, execução, criação musical ou na pesquisa.
Inúmeras publicações estão sendo realizadas com o intuito de propiciar uma educação musical de qualidade nos diversos segmentos escolares e nas diversas modalidades de ensino. Este material didático, elaborado por educadores musicais, instrumentistas e compositores, agrega, além de um conhecimento musical considerável, a interconexão da tecnologia e de outras áreas artísticas que motivam o aprendizado nas mais variadas faixas etárias.
A publicação de Liliana Bollos segue essa tendência. Sua veia literária, além da sólida formação musical, dá ao texto a leveza de quem quer ensinar história da música de uma maneira bastante informal. Se a linguagem utilizada é de fácil assimilação para os jovens leitores, o conteúdo musical não tem a mesma pretensão. Conceitos e fatos importantes da música popular são repassados de forma concisa, objetiva e clara.
Observa-se na sua escrita o compromisso de repassar ao jovem leitor, uma história da música popular de forma linear, em uma linguagem coloquial bastante propícia à faixa etária a qual se destina. Conjugam neste mesmo ideário, as figuras e a discografia indicada.
O interesse da jovem Clara lembra a curiosidade tão peculiar dos adolescentes para adquirir novos conhecimentos a partir de suas escolhas pessoais. Nada imposto, nada que não beire o prazer, a liberdade, o lúdico e o fluir evanescente do saber. A forma como Liliana descreve sua personagem é o arquétipo dos nossos jovens. Essa habilidade de escrita revela ainda mais sua preocupação constante com os rumos do ensino da música no país.
Formada em letras pela USP, bacharel e mestre em performance (piano) pelo Kunst Universität Graz (Áustria), doutora em comunicação e semiótica pela PUC-SP e com formação técnica no piano pelo Conservatório Maestro Francisco Cônsolo, Liliana Bollos desenvolveu habilidades musicais e de escrita que transcendem uma formação teórica e performática voltada exclusivamente para a música popular brasileira. Suas publicações, de forma eclética, traduzem seu bom conhecimento da performance, da sintaxe musical e da crítica musical.
Tenho certeza que esta publicação será apreciada pelo público a qual se destina e será, com certeza, um dos exemplares indispensáveis nas bibliotecas das escolas de educação básica e de música capazes de auxiliar ainda mais a formação musical dos nossos jovens.
Sonia Regina Albano de Lima
Março de 2011
Professora do programa de pós-graduação stricto sensu em Música da UNESP. Autora de Escola Municipal de Música: 30 anos de ensino profissionalizante (FBN, 1999), Uma metodologia de interpretação musical (Musa, 2008) e Ensino, música e interdisciplinaridade (Vieira, 2009).