Clara na Música Popular é leitura obrigatória
Posted on 20. jun, 2012 by liliana in Críticas
Clara é uma jovem de 17 anos que está aprendendo sobre música. Um dia ela acorda curiosa porque tinha sonhado com Jazz, e inicia uma série de encontros com diversas pessoas que a fazem ficar mais e mais interessada sobre o assunto e sobre a história da musica brasileira. Ela vai relacionando sua curiosidade aos outros assuntos do seu cotidiano, como vestibular, estudos, amigos e férias. Ao mesmo tempo vai travando contato com diversas pessoas, para as quais passa a fazer indagações sobre a relação delas com a música, e acaba descobrindo que a música está vinculada à vida, e à memória de todas elas.
Este é o mote do livro Clara na Música Popular (Ed. Som), que se revela uma aula sobre a história da música. A leitura é simples, como convém a um livro dirigido aos mais jovens, mas também consegue provocar o interesse do leitor mais maduro. Nesse sentido, as citações dos nomes dos músicos (brasileiros e estrangeiros) e dos nomes das músicas e suas letras são essenciais e faz pensar (desejar) um arquivo musical (um livro sonoro!!), em que pudéssemos talvez além de ler, ouvir trechinhos das músicas mais importantes que desfilam no livro.
Talvez a introdução pudesse ser mais longa, apresentando qual fora o sonho da jovem Clara, ou até mesmo a relação com Alberto (o rapaz que lhe empresta o livro sobre o Jazz) pudesse ser incrementada. Mas o que importa mesmo é que durante a leitura, as canções mais conhecidas sempre me despertavam alguma lembrança e às vezes quando fechava o livro para continuar no dia seguinte (tal qual a personagem Clara fazia), estava cantarolando ou cantando sozinho.
Lançado em 2011, este livro vem ser um complemento aos trabalhos na área de educação musical da professora Liliana Harb Bollos, que é pianista, professora de música e pesquisadora e autora ainda do livro Bossa Nova e Crítica: Polifonia de Vozes na Imprensa (Annablume/Funarte, 2010).
O livro na ocasião do lançamento foi chamado de “livrinho”, pela própria autora devido às suas 80 páginas e também porque sua obra anterior era mais densa; Clara na Música Popular, ainda assim pode tornar-se uma referência, ou uma introdução obrigatória para todos que desejam conhecer música no Brasil.
Edmundo Silveira Rodrigues, Oficina Crítica e Música – Sesc Vila Mariana, 5/04/2012.