Considerações Sobre a Música Popular no Ensino Superior
Posted on 06. jun, 2011 by liliana in Tese/Artigos
XVII Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical, 2008, São Paulo.
Este artigo discute o ensino da música popular em nível superior no Brasil, sua recente instituição e a necessidade de implementação de uma bibliografia básica para a formação do instrumentista popular, tendo em vista diversos fatores que influenciam sobremaneira a formação do estudante de performance, como, por exemplo, o material pedagógico e a grade curricular dos cursos de nível superior, que são submetidos ao Ministério da Educação e Cultura. Enquanto que na música clássica há um programa de ensino com uma bibliografia básica, ainda que seja com presença marcante de compositores europeus, em detrimento dos brasileiros, no âmbito do ensino da música popular, com raríssimas exceções, não há, até agora, um programa de curso que lhe sirva de base, um sistema que englobe uma escolha de repertório, ou pelo menos que tenha alguns métodos que possam ser considerados obrigatórios, uma vez que a confecção de material pedagógico, em franca produção, ainda sendo elaborada, dado o período relativamente curto que a música popular faz parte dos programas de ensino em geral. Espera-se que o cruzamento entre o erudito e o popular no ensino musical colabore para o melhoramento da cultura brasileira, reconhecendo o real contexto da música popular dentro da cultura brasileira.
Baixar ou ler o artigo Consideracoes sobre a musica popular no ensino superior Liliana Harb Bollos.